DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
|
Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down! O dia de lembrar de todos os meus amores de olhinhos amendoados, comemorar todas as conquistas e refletir sobre o monte de coisas que ainda devem ser mudadas.
EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Alguém arruma uma para mim, pleeeeeeeeeeeease????? Mandem pelo correio... eu não poderei estar lá, mas eu QUERO UMA DESSAS!!!
Mais informações sobre a revista e sobre os eventos em comemoração ao dia de hoje vocês podem encontrar na Agência Inclusive!
O dia 21 de março (21/03) foi escolhido em alusão à trissomia do cromossomo 21, a tal pecinha a mais que dá um charme todo especial a essa turma que eu tanto amo! :) A data foi comemorada pela primeira vez em 2006 e neste ano vem coincidir com os 50 anos da descoberta da síndrome de Down pelo Dr. Jerome Lejeune.
O tema deste ano, Inclusão para a autonomia, é algo que considero fundamental! Infelizmente muitas das pessoas com síndrome de Down são tratadas eternamente como crianças, como se as pessoas com deficiência intelectual não crescessem, não se tornassem jovens, adultos, idosos. Graças ao difundido mito da "idade mental", a maioria das pessoas ainda ignoram completamente o crescimento das pessoas com deficiência intelectual. Deficiência esta, aliás, que me pego colocando em dúvida sempre que vejo uma das crianças ou jovens dando "nó" nos pais... :) Mas enfim...
A grande verdade é que um adolescente é um adolescente, tenha síndrome de Down ou não. Com os hormônios a mil por hora, com o humor um pouco variável... tá, estou tentando ser boazinha... bem sei eu que o humor na aborr... ops! adolescência não varia, enlouquece! ;) O adolescente quer mais é "ficar", namorar, sair para as baladas. Mas se este adolescente tem síndrome de Down, ele tem condições de sair sozinho ou com sua turma? Aliás, ele tem uma turma? E quando tem, os pais permitem que saiam? Ainda são raros os casos em que podemos dizer que sim!
Quantas são as pessoas com Down que chegam a casar, como a Rita e o Ariel? Ou a ter filhos, como a Maria Gabriela, da cidade de Socorro? Quantas viajam sozinhas, para outro país, como aconteceu com a Tatiana, de Campinas? Quantas são estimuladas a avançar nos estudos, chegando mesmo a cursar faculdade? Sim, faculdade!!! Eles têm condições SIM! Mas é preciso que tenham OPORTUNIDADE! Sem oportunidade ninguém chega a lugar algum, ainda mais se todos ficarem olhando com "peninha".
Então, falar em AUTONOMIA é fundamental! É um direito da pessoa com síndrome de Down, como de qualquer outra pessoa, ter oportunidades de estudo, de trabalho, de relações amorosas, de amizades... mas para isso é preciso que, como qualquer pessoa, seja preparada para a vida! Sem protecionismo, sem piedade, permitindo que experimente, erre, acerte! Ensinando-a a se defender, a se dar valor, a exigir seus direitos.
E vamos em frente, que ainda há muito a conquistar! ;)
Aqui vocês encontram a programação completa do que está acontecendo em várias cidades! Quem conseguir participar de algo, depois venha contar! ;)
E durante a semana já apareceram algumas coisinhas por aí...
Essa matéria do Jornal Nacional, falando sobre a Clara, uma princesinha que graças à ação da justiça (?!? precisa ainda apelar???) conseguiu ser matriculada na escola regular no RS, e que acabou também mostrando a Florença, que está fazendo faculdade de dança.
Aliás, essa matéria passou em janeiro, mas como tem tudo a ver, está aí para quem não viu!
Quinta-feira houve uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, onde quatro jovens simplesmente arrasaram! Pena eu ter podido estar lá...
Será lançada hoje, no Memorial da América Latina, essa revistinha:
EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Alguém arruma uma para mim, pleeeeeeeeeeeease????? Mandem pelo correio... eu não poderei estar lá, mas eu QUERO UMA DESSAS!!!
Mais informações sobre a revista e sobre os eventos em comemoração ao dia de hoje vocês podem encontrar na Agência Inclusive!
E, aproveitando... não deixem de visitar o site Ser Diferente é Normal! Está MUITO LEGAL! Eu ADOREI!!! Bom, e como pouco enxerida que sou... já estou lá! ;)
Andréa
Marcadores: avisos, comemorações, especial, scraps